História de Cananéia
Em 1531, Martim Afonso, quando buscava porto seguro para aportar no litoral paulista, encontrou um pequeno povoado localizado em uma ilha que chamou de Bom Abrigo, por suas boas condições de subsistência e de proteção contra ventos. Nesse povoado já conviviam índios da tribo dos Carijós e alguns portugueses, entre eles Antonio Rodrigues, o Bacharel, que teria vindo para o Brasil na expedição exploratória de Américo Vespúcio, em 1502.Entretanto, devido à dificuldade de acesso ao continente, os habitantes foram obrigados a se transferir para Ilha Comprida, onde fundaram a primeira vila da Coroa Portuguesa em terras brasileiras, Maratayama, nome do cacique do lugar.
Mais tarde, a população de Maratayama retornou à Ilha de Cananéia, provavelmente em busca de água potável e de terrenos mais planos e secos para o desenvolvimento de suas culturas.
Em 13 de julho de 1600, foi criada a vila de São João Batista de Cananéia e elevada à categoria de cidade em 6 de julho de 1895. Em 20 de dezembro de 1905, recebeu sua denominação atual abreviada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário